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Conta 99 desativada

Se você tentou entrar no seu aplicativo de motorista e se deparou com a sua conta 99 desativada, saiba que existe uma lista de possíveis motivos que podem ter colaborado para essa situação acontecer. Dependendo do caso é provável que ela seja ativada dentro de alguns dias.

Esse tipo de situação é mais comum do que você imagina e curiosamente acontece pelos mesmos motivos que a Uber desativa a conta de seus motoristas.

Há maior parte dos motivos pelos quais um motorista pode ter a sua conta 99 desativada estão sob seu próprio controle, razão essa pela qual podemos ver motoristas experientes trabalhando há mais de 3 anos seguidos sem nunca terem sido suspensos temporariamente.

E os motivos que fogem ao controle dos motoristas geralmente estão associados aos relatos que os próprios passageiros fazem quando algo na viagem não lhes agrada. Fora isso, todos os outros tipos de desativações são detectados e aplicados automaticamente pelos sistemas da 99.

Motivos para uma conta 99 desativada

Como dito anteriormente, há uma lista – grande, por sinal – de motivos ou regras, melhor dizendo, que se violadas podem resultar numa conta 99 desativada.

Se você já está nessa situação não há muito o que ser feito, a não ser ler o restante dessa matéria para identificar um possível erro que você tenha cometido e tentar reaver essa decisão junto ao suporte da 99.

E caso ainda não tenha passado por isso, utilize as informações dessa página para evitar uma das punições mais temidas entre os motoristas.

Taxa de cancelamento alta

A 99 permite que seus motoristas cancelem qualquer corrida, mas isso não significa que você possa fazer isso a todo momento, afinal, sempre que uma corrida é cancelada o passageiro precisará esperar mais tempo até que outro motorista aceite a solicitação dele.

Como margem de segurança o ideal é que você cancele até no máximo 20% de todas as solicitações de viagens recebidas num dia. Trocando em miúdos, se você fizer 15 corridas poderá cancelar até 3 sem qualquer tipo de problema.

Mas a partir do momento que a sua taxa de cancelamento dos últimos 7 dias for superior a 20%, certamente você estará correndo um risco altíssimo de ter a sua conta 99 desativada.

Sendo assim, cancele uma corrida apenas quando houver uma necessidade muito importante para isso.

Taxa de aceitação baixa

A taxa de aceitação se refere a quantidade de solicitações de viagens que aparece na tela do seu aplicativo e você toca para aceitá-las. Logo, quando uma delas aparece e você ignora, sua taxa cai em um percentual proporcional a quantidade de viagens que realizou no dia.

Ou seja, se você aceitar as 10 primeiras viagens que chegarem no seu aplicativo sua taxa de aceitação será de 100%, pois você ainda não recusou nenhuma. Mas se por alguma razão recusar a viagem seguinte sua taxa de aceitação cairá para 90%, pois 1 (uma) viagem de 10 é igual a 10%.

Usando um número ímpar ficaria assim: se você aceitou as 15 primeiras viagens sua taxa será de 100%, certo? Logo, se recusar a viagem seguinte sua taxa cairá para 93%, pois 1 (uma) viagem de 15 é igual a 7%. Dessa forma fica claro que quanto mais corridas você fizer, mais delas também poderá recusar.

Mas qual é o limite da taxa de aceitação? Não existe um limite, no entanto é extremamente recomendado que a sua taxa nunca esteja abaixo de 70% durante uma semana seguida, pois nessa situação o risco de ter sua conta 99 desativada é muito alto.

Iniciar ou encerrar uma corrida sem o passageiro

Esse é um tipo de erro nós não gostaríamos de ver nenhum motorista cometendo, mas infelizmente é muito mais comum do que você imagina: iniciar a viagem antes do passageiro embarcar ou finalizar somente muito tempo depois dele desembarcar. Quem comete esse deslize acredita que está ganhando mais dinheiro. Será mesmo?

O que esses motoristas não sabem é que na verdade eles estão apenas acumulando pontos para serem banidos da plataforma, pois desconhecem que a 99 monitora todas as viagens desde o momento que o passageiro faz a solicitação até o instante em que o motorista encerra a mesma.

Nesse caso, quando o sistema da 99 não aplica o bloqueio por conta própria, geralmente são os funcionários da empresa que fazem isso após receberem um relato do passageiro, afinal, se ele notar que o motorista iniciou antes ou continuou com a viagem aberta mesmo após o fim do trajeto, certamente vai denunciar essa corrida e o resultado será uma conta 99 desativada e um motorista a menos nas ruas.

Nota abaixo de 4.65

Existem muitos cuidados que os motoristas precisam tomar, porém um dos mais importantes é o cuidado de manterem suas avaliações acima de 4.65. Na verdade, devem ficar o mais longe possível desse número, pois quanto mais próximo maior é o risco de ter a conta 99 desativada.

Por consenso a nota mais segura e recomendada é de 4.80, porque não é necessário muito esforço para chegar e menos ainda para mantê-la. Além disso, com esse nível de avaliação é possível obter acesso a praticamente todas as promoções do tipo “faça 15 corridas e ganha R$ 30 a mais”.

Lembre-se que a avaliação do motorista é um critério levado muito a sério pela 99, pois é o método mais simples de manter um padrão de qualidade com base num padrão que é estabelecido naturalmente pelos próprios passageiros enquanto andam e avaliam os motoristas da plataforma.

E no caso de uma avaliação negativa (4.65) persistente, isto é, que dure mais do que 7 dias, o fim pode ser muito trágico. Evite!

Conta 99 desativada por relatos de passageiros

Já ficou claro nos tópicos anteriores que os passageiros tem um certo “poder” para decidir quais motoristas ficam e quais vão embora. Obviamente, os motoristas conseguem controlar muito disso ao oferecer um excelente serviço aos seus clientes e especialmente quando seguem à risca todas as regras da plataforma.

Mas se os passageiros tem o tal poder mencionado, como eles podem usar isso de forma que o mais prejudicado seja o motorista? Basicamente, sempre que eles sentem que o serviço oferecido não está bom ou que as condições de segurança do veículo estejam abaixo do aceitável.

Segundo o que pudemos apurar a respeito do assunto, as duas maiores queixas dos passageiros são:

Carro sujo

Por incrível que pareça a sujeira é algo bastante subjetivo, portanto nem sempre o que eu considero sujo será a mesma opinião que a sua. Nesse sentido, fica bastante complicado agradar a todos, não é mesmo? Apesar desse detalhe, é perfeitamente possível manter um padrão de limpeza no seu carro que não incomode a ninguém.

Quer saber qual seria a condição de higiene ideal? Pergunte a um motorista experiente sobre limpeza interna do carro e ele provavelmente dirá a você que a cada três corridas retira os tapetes do carro para sacudi-los e tirar o excesso de sujeira. Isso por si só é o suficiente, acredite!

Além disso, ao pegar o costume de fazer uma pequena limpezinha a cada três corridas você terá a oportunidade de verificar se existe uma sujeira mais intensa e limpá-la antes que o próximo passageiro perceba e faça desse pequeno detalhe um grande motivo para fazer um relato contra você no aplicativo.

Mas fique tranquilo, pois um único relato de limpeza não tem risco algum, porém se forem feitos em excesso aí sim existe uma chance maior de você ter sua conta 99 desativada.

Conforto

A ausência de conforto durante uma viagem pode levar muitos passageiros a ficarem insatisfeitos e irritados, especialmente quando já estão num dia não muito legal e precisam de pequenos motivos para descontarem seu estresse nos outros. Nessa situação, basta – por exemplo – um ar-condicionado desligado num dia quente para você receber uma enxurrada de reclamações.

Acredite, o ar-condicionado tem um fator muito importante no conforto da viagem.

Se a sua cidade tiver um clima quente e abafado e você preferir manter os vidros do carro aberto para economizar combustível, pois de fato o ar-condicionado acaba consumindo um pouco a mais, certamente o passageiro poderá ficar bastante irritado com isso. Ninguém merece chegar suado e grudando no compromisso, não é mesmo?

Sendo assim, evite esse tipo de situação. Se você não tiver alergia ou irritação ao ar-condicionado procure sempre mantê-lo ligado. Agora, se o próprio passageiro pedir para você desligar ou não se importar das janelas estarem abertas, aí você decide o que é melhor.